sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Meditando sobre João 9:1-41

Meditando sobre João 9:1-41

Por John M. Frame

[In Covenant 4:3 (jun., 2001), 1-2]


Imagine que você tenha nascido cego. Seus pais, ou alguma outra pessoa, cuidou de você até que você completasse 12 anos. Depois dos doze você começou a mendigar. Hoje, você tem 35 ou 40 anos, e a mendicância é a única vida que você já viveu. Você conhece um pouco de religião, especialmente porque as pessoas ás vezes vem discutir ao seu redor, como por exemplo: "Quem pecou, este ou seus pais para que nascesse cego?" Isso é um aspecto do que os teólogos chamam de "O problema do mal". Então os Teólogos ficam por perto, discutindo sobre você da mesma forma que as pessoas discutem sobre economia ou sobre o clima

Certa vez, algo diferente acontece . É sábado, e dessa vez, um dos homens da discussão não dá as respostas e sempre. "Nem ele nem seus pais pecaram", ele diz, "mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele". Então Deus é o culpado? Foi Deus quem fez isso comigo? Você pergunta.

O homem então cospe no chão, faz uma lama com sua própria saliva e a coloca em seus olhos. O que este homem esta fazendo? Algum tipo de brincadeira cruel para que os teólogos riem do homem a quem Deus cegou? Então o homem diz: "Vai, lava-te no tanque de Siloé." Bem, provavelmente você não vai se machucar em fazer o que este homem disse, até porque você precisa tirar (lavando) a lama que esta em seus olhos. Então você vai e lava, e, algo incrível acontece: de repente, você consegue ver!

Depois disso você se levanta e começa a andar por aí. Você agora sabe exatamente onde está indo! Você agora tem um olhar de confiança e alegria, pois sabe que as pessoas vêem e tratam você de uma maneira diferente. Elas sabem que você mudou, e que deixou de ser aquela pessoa  que implorava por ajuda durante muitos anos. De repente, os teólogos querem falar com você: não apenas sobre você, mas agora com você.

"Como foi  que seus olhos se abriram?" - Perguntou um certo teólogo.

"Bem", você diz, " Um homem misturou terra com saliva, colocou-a nos meus olhos e me disse que fosse lavar-me. Fui, lavei-me, e agora vejo"

"Onde está esse homem?"

"Eu não sei...". Você responde sendo o mais honesto possível.

O teólogo então pergunta novamente: "O que você diz sobre este homem?" Hmm...Qual será a resposta certa? Um profeta? Os judeus insistem que ele não pode ser um profeta. Ele é um pecador. Ele quebra o sábado. Mas então, você vai e diz: "Se ele é um pecador ou não, eu não sei. Uma coisa eu sei: Eu estava cego, e agora eu posso ver."

Você mal conhece Jesus, mas, de repente, você se torna um apologeta. Apologética é dar uma razão para a nossa fé. O Apóstolo Pedro diz: "Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós" (1 Pedro 3:15). Você nunca sabe quando alguem vai perguntar "por que você acredita em Jesus?" ou "Por que você vai a Igreja?", pedindo a razão da vossa fé.

Nós ensinamos apologética no seminário. Consideramos muitos argumentos a favor e contra Deus e a Bìblia. São muitas visões diferentes sobre como defender a fé. Muitos estudiosos se sentem fortemente convictos de que sua abordagem é a melhor, a correta, e entram em muitas batalhas com outros apologetas tanto como com os não-cristãos.

Mas, a apologética bíblica é simples, e cada cristão é chamado para ser um apologeta. Sempre que alguém lhe pede para dar uma razão para sua fé, você deve estar pronto para responder. Isso não é uma tarefa difícil como muitos pensam. O cego de nascença não sabia muito, mas sabia que só Deus poderia fazê-lo ver. Deus o fez cego para glorificar o nome de Jesus. Nosso trabalho é dizer ás pessoas honestamente o que Deus tem feito em nossas vidas, e por isso acreditamos nele. Ao fazer isso, estamos desafiando os pressupostos que as pessoas usam para fechar a Deus fora de suas vidas e de seus pensamento. E, se Deus permitir, o nosso testemunho será um meio para levar tais pessoas á Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário